Na sua opinião, a maioria dos professores já estão preparados para o uso do computador e da Internet em sua prática pedagógica?

Na sua opinião, todos os alunos da escola pública, estão vivenciando o mundo informatizado?

Seja bem vindo!

Aqui você encontrará informações sobre o uso de Tecnologias e Mídias na Educação.

Faça sua busca Aqui!

sábado, 24 de abril de 2010

O uso Pedagógico das Tecnologias na Minha Escola

I – Quais Tecnologias?
20 computadores conectados a Internet (apenas 15 funcionando).
02 Impressoras (só uma funcionando).
01 Scanner
01 Data Show
01 Caixa Amplificada.
100 DVDs Escola
02 Televisão (apenas uma funciona)
01 Aparelho de DVD.
01 computador com 01 impressora conectado a Internet (na Secretaria).
01 Computador com Impressora (na Coordenação Pedagógica).



II – Formas de utilização:
São usadas por agendamento:
No LIED:
a) Agendamento do professor para usar com a turma em horário de aula:
“As atividades pedagógicas desenvolvidas por alunos e professores no Laboratório de Informática Educativa ocorrem durante o período letivo das seguintes formas: os professores de turma registram em seus Planejamentos de Ensino a utilização didático-pedagógica das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) existentes na escola, este Planejamento se desdobra em Plano de Aula Utilizando as TIC’s. De posse deste, o professor efetua o Agendamento no LIED que deve ser feito com antecedência de pelo menos uma semana. Cada professor tem direito a duas (02) aulas semanais com suas turmas. Em seu Plano de Aula, o professor planeja e descreve de que forma explorará com seus alunos, no LIED da escola, o (s) Sistema Operacional (is) e seus aplicativos (editores de texto, Planilha, slides, figura, desenho ou a Internet), ou ainda, os Objetos de Aprendizagem, Obras de Domínio Público, Conteúdos em Mídias como CD’s, DVD’s e Pen Drive. A atividade deve sempre se adequar a sua Disciplina e um respectivo conteúdo.
No Laboratório de Informática os alunos desenvolvem suas atividades com o acompanhamento do professor da disciplina que os orienta sobre o conteúdo, os objetivos e os procedimentos de realização. Pode ser uma atividade já discutida e iniciada em sala de aula para ser efetivada no LIED ou, a começar no LIED e ser concluída em sala de aula. Os alunos têm também o acompanhamento do Professor Orientador das TIC’s, responsável pelo LIED, que os orienta na parte de uso das Tecnologias e Mídias existentes no Laboratório e como utilizar os recursos de Hardware e Software para a realização de suas atividades” (LIED/EEMCAP, 2010, p. 9).
b) Agendamento do aluno para usar individualmente no contra turno:
Outra forma de utilização pedagógica é o atendimento individual a alunos: “havendo atividades individuais como pesquisas, digitações e formatações solicitadas pelos professores, o aluno pode utilizar o Laboratório de Informática da Escola no contra-turno mediante agendamento prévio de no mínimo dois (02) dias de antecedência para que não coincida com eventuais atividades que já estejam sendo desenvolvidas por professores com turma no LIED.” (LIED/EEMCAP, 2010, p. 9)

Na Tele Sala:
• No horário de aula, quando o professor agenda.
• Excepcionalmente, quando falta algum professor , para preencher horário.
Na Coordenação Pedagógica o computador com impressora é usado diariamente pelos profissionais que atuam lá.
Na Secretaria Escolar o computador com impressora conectado a Internet também é usado diariamente pelos profissionais que trabalham lá.

REFERÊNCIA:
LIED/EEMCAP. Projeto Informática Educativa na Escola Estadual Profª. Maria Cavalcante de Azevedo Picanço – Macapá: LIED/EEMCAP, 2010.

3 comentários:

  1. Olá!
    A escola tem recursos, poucos porque nem todas as salas ambientes são devidamente equipadas, e quando tem é preciso a manutenção.
    E você fala de uma coisa que acontece em muitas escolas espaço de aprendizagem adequado, ou seja, um estrutura física disponível para desenvolver trabalhos pedagógicos diversificados.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante dos procedimentos sobre a utilização do LIED de sua Escola. Que legal que os professores agendam, organizam um planejamento e levam turmas para as atividades neste ambiente. Dessa forma com certeza os resultados são positivos. Quanto aos problemas de manutenção dos equipamentos, é uma realidade em muitas escolas, o que dificulta bastante os trbalhos.
    Abraços e sucesso !

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem? Parabéns pelo Blog!! Abraços, Rangel.

    ResponderExcluir