O termo "Informática na Educação" tem assumido diversos significados dependendo da visão educacional e da condição pedagógica em que o computador é utilizado.
( ... ) O termo "Informática na Educação" significa a inserção do computador no processo de aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de educação. Para tanto, o professor da disciplina curricular deve ter conhecimento sobre os potenciais educacionais do computador e ser capaz de alternar adequadamente atividades tradicionais de ensino-aprendizagem e atividades que usam o computador.
No entanto, a atividade de uso do computador na disciplina curricular pode ser feita tanto para continuar transmitindo a informação para o aluno e, portanto, para reforçar o processo tradicional de ensino (processo instrucionista), quanto para criar condições para o aluno construir seu conhecimento por meio da criação de ambientes de aprendizagem que incorporem o uso do computador (processo construcionista).
REFERÊNCIAS:
http://www.nte-jgs.rct-sc.br/valente.htm;
Olá!
ResponderExcluirAinda tem professores que ainda não conseguem visualizar o computador como um recurso a mais para o processo de aprendizagem dos conteúdos curriculares; outros tem aversão as novas tecnologias; outros se consideram impotentes diante do computador...e com isso quem sabe um pouco já pode ser considerado um "expert" em informática. ;-)