Diante da realidade da Escola Pública, especialmente aquelas das áreas periféricas, menos favorecidas do país, nos indagamos se realmente todos os nossos alunos estão vivendo numa sociedade informatizada.
Percebemos que o uso do computador pelos alunos é sempre generalizado, como se todos os estudantes tivessem acesso a esta tecnologia em seu dia-a-dia. A experiência de quatro anos atuando no Laboratório de Informática Educativa (LIED) da Escola Estadual Profª Maria Cavalcante de Azevedo Picanço vem demonstrando através da observação e, principalmente, das atividades realizadas que a realidade é bem diferente, o que nos causou grande inquietação: a maioria dos alunos do Ensino Fundamental Regular de 5ª a 8ª séries (entre 10 e 15 anos), se quer tiveram a oportunidade de ligar (ou aprender a ligar) um computador, antes de usarem o LIED da escola. Não tendo, portanto, nenhuma noção sobre os periféricos básicos de uma máquina, muito menos de sua utilização.
REFERÊNCIA:
ALVES, Ilton da Cruz. As Contribuições do uso Pedagógico do Computador na Escola Estadual Profª. Maria Cavalcante de Azevedo Picanço. Macapá: UNIFAP, 2010 (monografia).
Este espaço é destinado para informações, discussões, pesquisas e leituras sobre o Uso de Computadores, Internet e as Ferramentas que a Web propicia para melhorar as aprendizagens coletivas. De um modo geral a utilização da Informática na Educação. Relatamos experiências vividas na Escola e os conhecimentos adquiridos nos Cursos de Formação Continuada.
Na sua opinião, a maioria dos professores já estão preparados para o uso do computador e da Internet em sua prática pedagógica?
Na sua opinião, todos os alunos da escola pública, estão vivenciando o mundo informatizado?
Seja bem vindo!
Aqui você encontrará informações sobre o uso de Tecnologias e Mídias na Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário