Na sua opinião, a maioria dos professores já estão preparados para o uso do computador e da Internet em sua prática pedagógica?

Na sua opinião, todos os alunos da escola pública, estão vivenciando o mundo informatizado?

Seja bem vindo!

Aqui você encontrará informações sobre o uso de Tecnologias e Mídias na Educação.

Faça sua busca Aqui!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

O professor e a tecnologia digital na sua prática educativa


1. Introdução

A educação, como se observa no momento atual, está sofrendo inúmeras mudanças decorrentes da reorganização econômica mundial. Desta forma, paradigmas educacionais estão se transformando e sendo reconstruídos numa nova visão, num novo ambiente cognitivo que está se estruturando.

2. O uso de Tecnologias

Dentro desse novo panorama, importante, sem sombra de dúvida, é a questão da prática educativa, da postura do professor, do seu posicionamento frente à tecnologia digital em uso na educação. Essas são questões que determinam a eficácia do processo de construção do conhecimento. Processo este em que a interação entre sujeito e objeto se constitui de forma dialética, assim sendo, o ensinante é também o aprendente.
“A aprendizagem supõe pelo menos dois componentes interligados: o primeiro é o esforço reconstrutivo pessoal do aluno; o segundo é uma ambiência humana favorável, onde se destaca o papel do professor” (DEMO, p.167).

Referência:
DEMO, Pedro. Questões para Teleducação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. 365p.