Este espaço é destinado para informações, discussões, pesquisas e leituras sobre o Uso de Computadores, Internet e as Ferramentas que a Web propicia para melhorar as aprendizagens coletivas. De um modo geral a utilização da Informática na Educação. Relatamos experiências vividas na Escola e os conhecimentos adquiridos nos Cursos de Formação Continuada.
Na sua opinião, a maioria dos professores já estão preparados para o uso do computador e da Internet em sua prática pedagógica?
Na sua opinião, todos os alunos da escola pública, estão vivenciando o mundo informatizado?
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sábado, 24 de abril de 2010
O uso Pedagógico das Tecnologias na Minha Escola
20 computadores conectados a Internet (apenas 15 funcionando).
02 Impressoras (só uma funcionando).
01 Scanner
01 Data Show
01 Caixa Amplificada.
100 DVDs Escola
02 Televisão (apenas uma funciona)
01 Aparelho de DVD.
01 computador com 01 impressora conectado a Internet (na Secretaria).
01 Computador com Impressora (na Coordenação Pedagógica).
II – Formas de utilização:
São usadas por agendamento:
No LIED:
a) Agendamento do professor para usar com a turma em horário de aula:
“As atividades pedagógicas desenvolvidas por alunos e professores no Laboratório de Informática Educativa ocorrem durante o período letivo das seguintes formas: os professores de turma registram em seus Planejamentos de Ensino a utilização didático-pedagógica das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) existentes na escola, este Planejamento se desdobra em Plano de Aula Utilizando as TIC’s. De posse deste, o professor efetua o Agendamento no LIED que deve ser feito com antecedência de pelo menos uma semana. Cada professor tem direito a duas (02) aulas semanais com suas turmas. Em seu Plano de Aula, o professor planeja e descreve de que forma explorará com seus alunos, no LIED da escola, o (s) Sistema Operacional (is) e seus aplicativos (editores de texto, Planilha, slides, figura, desenho ou a Internet), ou ainda, os Objetos de Aprendizagem, Obras de Domínio Público, Conteúdos em Mídias como CD’s, DVD’s e Pen Drive. A atividade deve sempre se adequar a sua Disciplina e um respectivo conteúdo.
No Laboratório de Informática os alunos desenvolvem suas atividades com o acompanhamento do professor da disciplina que os orienta sobre o conteúdo, os objetivos e os procedimentos de realização. Pode ser uma atividade já discutida e iniciada em sala de aula para ser efetivada no LIED ou, a começar no LIED e ser concluída em sala de aula. Os alunos têm também o acompanhamento do Professor Orientador das TIC’s, responsável pelo LIED, que os orienta na parte de uso das Tecnologias e Mídias existentes no Laboratório e como utilizar os recursos de Hardware e Software para a realização de suas atividades” (LIED/EEMCAP, 2010, p. 9).
b) Agendamento do aluno para usar individualmente no contra turno:
Outra forma de utilização pedagógica é o atendimento individual a alunos: “havendo atividades individuais como pesquisas, digitações e formatações solicitadas pelos professores, o aluno pode utilizar o Laboratório de Informática da Escola no contra-turno mediante agendamento prévio de no mínimo dois (02) dias de antecedência para que não coincida com eventuais atividades que já estejam sendo desenvolvidas por professores com turma no LIED.” (LIED/EEMCAP, 2010, p. 9)
Na Tele Sala:
• No horário de aula, quando o professor agenda.
• Excepcionalmente, quando falta algum professor , para preencher horário.
Na Coordenação Pedagógica o computador com impressora é usado diariamente pelos profissionais que atuam lá.
Na Secretaria Escolar o computador com impressora conectado a Internet também é usado diariamente pelos profissionais que trabalham lá.
REFERÊNCIA:
LIED/EEMCAP. Projeto Informática Educativa na Escola Estadual Profª. Maria Cavalcante de Azevedo Picanço – Macapá: LIED/EEMCAP, 2010.
sábado, 10 de abril de 2010
Informática & Educação
Na Imagem: alunos aprendendo com o computador
REFERÊNCIA:
VALENTE, José Armando. Informática na Educação. O Computador auxiliando o processo de mudança na escola. In: http://www.nte-jgs.rct-sc.br/valente.htm
O QUE É INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO?
O termo "Informática na Educação" tem assumido diversos significados dependendo da visão educacional e da condição pedagógica em que o computador é utilizado.
( ... ) O termo "Informática na Educação" significa a inserção do computador no processo de aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de educação. Para tanto, o professor da disciplina curricular deve ter conhecimento sobre os potenciais educacionais do computador e ser capaz de alternar adequadamente atividades tradicionais de ensino-aprendizagem e atividades que usam o computador.
No entanto, a atividade de uso do computador na disciplina curricular pode ser feita tanto para continuar transmitindo a informação para o aluno e, portanto, para reforçar o processo tradicional de ensino (processo instrucionista), quanto para criar condições para o aluno construir seu conhecimento por meio da criação de ambientes de aprendizagem que incorporem o uso do computador (processo construcionista).
REFERÊNCIAS:
http://www.nte-jgs.rct-sc.br/valente.htm;